-
Arquitetos: SAOTA
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mike Kelley
Descrição enviada pela equipe de projeto. SAOTA, juntamente com o arquiteto e investidor David Maman dos Estados Unidos e o designer de interiores belga Dieter Vander Velpen, projetou esta residência em Bel Air, localizada em um terreno íngreme e triangular, com vistas impressionantes do cânion que se estendem desde Century City até o oceano.
Inspirado na geometria e orientação do local, o exterior possui uma forma angular robusta. O nível superior é cercado por telas verticais de alumínio branco - elemento que flutua acima de uma base monolítica de concreto. Esse elemento de massa, que confere caráter à fachada principal do volume, é interrompido por uma única ondulação em sua superfície uniforme, sua leveza contrastando com o concreto sólido e tátil sobre o qual paira.
Ao entrar na propriedade, o caráter arquitetônico muda. Linhas limpas persistem, mas agora estão fragmentadas, com paredes massivas anguladas guiando os visitantes em direção à entrada, e a materialidade passa de metal e concreto para superfícies terrosas de travertino. O contraste entre a contenção da entrada da rua e a abertura para o espaço de convivência, com suas linhas arquitetônicas reforçando as vistas amplas sobre o terraço da piscina e as encostas do cânion, é poderoso.
Um espaço de convivência memoravelmente amplo está voltado para a vista. Paredes de vidro do chão ao teto conectam perfeitamente os espaços internos e externos, fundindo as principais áreas de convivência com o terraço da piscina. A arquitetura molda as vistas, proporcionando privacidade quando necessário, ao mesmo tempo em que incorpora a calma e a serenidade da paisagem no coração da casa.
No interior, formas fluidas e curvas e uma paleta simples, composta por pedra, madeira e bronze, criam uma qualidade unificada e escultural. Materiais naturais e formas orgânicas infundem calor e bem-estar, desde a ilha da cozinha até a banheira de mármore circular esculpida em uma única peça. Arquitetonicamente, o projeto equilibra solidez e leveza, angularidade e curvatura, presença urbana e vistas panorâmicas, resultando em uma declaração arquitetônica marcante e um ambiente acolhedor e protetor.